Olga Tessari

'Minha resposta é não'

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

INSISTENTE: 

Ele não aceita um "não" como resposta? Seja ainda mais firme! 

Está difícil fazê-lo entender que você realmente não está interessada? Saiba como despachar este mala da sua vida de vez! 

Seja um ex-amor ou um paquera que não desiste, alguns homens parecem possuir o poder de nos tirar do sério - no mau sentido! E, pior, conseguem a façanha de fazê-lo a partir de uma das coisas de que mais gostamos: ser cortejadas. "Um homem insistente tem todo o direito de tentar conquistar quem ele acredita que será boa para ele. Cabe à mulher deixar claro que não tem interesse", explica a psicóloga Olga Inês Tessari, de São Paulo. 

Como fazer isto? Sendo o mais direta possível. Táticas de aproximação como chantagem emocional, agrados e muita conversa fiada serão usadas, mas seja firme, fria, se necessário. Afinal, o principal você já disse: a resposta é não! 

As frases certas 

Não basta dispensá-lo, é preciso convencê-lo de que você de fato não está interessada. "É comum ficarmos com receio de magoar a pessoa, mas, neste caso, a negativa deve ser clara e direta", explica a psicóloga Olga Tessari. Portanto, não se deixe amolecer por aquele olhar de cachorro pidão e pelas gentilezas sem fim: respire fundo e deixe claro que você não quer! 

Qual é o limite? 

Insistência é uma coisa, obsessão, outra. Caso o moço ignore completamente suas negativas e comece a importuná-la cada vez mais, talvez seja hora de procurar ajuda - para você e para ele. "Quando os convites e as ligações se tornam muito freqüentes ou mesmo se o parceiro passa a interferir diretamente no seu dia-a-dia, atrapalhando seus outros relacionamentos e importunando as pessoas com as quais você convive, o problema não é mais comportamental, mas patológico. Neste caso, a vítima deve alertar os amigos e parentes do dispensado sobre o que está acontecendo o quanto antes", adverte a psicóloga. 

Não caia nessa! 

Chantagem emocional 

Sabe aquela conversa de que você mudou, está mais fria e agindo como se ele fosse um desconhecido? Pois bem, isto se chama chantagem emocional e é mera - e patética - tentativa de manipulá-la. "Destacando a suposta crueldade da pessoa, o dispensado tenta, na verdade, fazer com que ela se sinta culpada e reavalie sua decisão", explica Olga Tessari. 

Apenas bons amigos 

"São raros os casais que continuam amigos depois da separação. Aliás, a primeira reação é se afastar, mesmo porque manter o contato com a outra pessoa tende a causar certa tristeza", diz a psicóloga. Portanto, se ele não está com raiva, chateado e confuso, mas - ao contrário - age como se nada tivesse acontecido, cuidado: o moço não quer só ser seu amigo... 

Agrados e favores 

Você nunca o viu tão prestativo! Até parece que agradá-la tornou-se prioridade na vida do rapaz. Tudo bem que é difícil abrir mão desse repentino tratamento VIP, mas é preciso dar um basta no gato. Não se sinta a pior pessoa do mundo por recusar agrados (sim, isto significa dizer "não, obrigada" quando ele se oferecer para levá-la até a casa da sua mãe no interior). Só assim ele perceberá que seu afeto independe de presentes e regalias. 

Conte: como você fez para se livrar de um homem insistente? 

Você diz: "Gosto muito de você, mas quero ficar sozinha" 
Ele entende: "Gosto de você, quero ficar sozinha agora, mas mais tarde pode ser que dê certo" 
Prefira: "Gosto muito de você, mas como amigo e nada mais" 
Ele rebate: "Seremos amigos, então!" 
Seja firme: "Se eu perceber segundas intenções, nossa relação acaba imediatamente" 

Você diz: "Estou confusa" 
Ele entende: "Estou confusa, preciso que você me convença que fomos feitos um para o outro" 
Prefira: "Estou confusa, preciso de tempo e gostaria que você respeitasse minha decisão" 
Ele rebate: "Tudo bem, espero o tempo que for" 
Seja firme: "Não posso garantir que ficaremos juntos, portanto não me espere" 

Você diz: "Acho que não deveríamos nos ver por algum tempo" 
Ele entende: "É difícil quando estamos juntos porque cultivo sentimentos por você" 
Prefira: "Não quero alimentar suas esperanças e sinto-me sufocada" 
Ele rebate: "Por que está sendo fria? Não gosta de mim?" 
Seja firme: "Estou sendo sincera. Um dia você entenderá minha decisão" 

Você diz: "Não posso sair com você porque estarei ocupada nesse dia" 
Ele entende: "Não posso sair com você, estarei ocupada, quem sabe semana que vem?" 
Prefira: "Espero que não fique chateado, mas não quero sair com você" 
Ele rebate: "Por quê? O que eu fiz de errado?" 
Seja firme: "Você não fez nada de errado, eu simplesmente não estou interessada" 

Matéria publicada na Revista Viva Mais por Paula Aftimus em abril/2007

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;